terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Feijão


Quem lê meu blog sabe que minhas avós são as minhas maiores mentoras na cozinha. Desde pequena elas fazem questão de me ensinar tudo o que elas sabem, suas melhores receitinhas e técnicas. Infelizmente, minha avó - mãe do meu pai - que lutava há anos com uma diabetes descontrolada, que desencadeou vários problemas de saúde, se foi no mês passado. Além da saudade imensa que ficou, ficaram também algumas lembranças que fazem parte da minha vida diariamente. Como, por exemplo, a receita do feijão da vovó. Meu feijão preferido, assim como a canjica, as rabanadas e a carne assada, comidas que fizeram parte da minha infância e que ela deixou de presente pra mim. Hoje, em homenagem a ela, vou publicar essa receita - do melhor feijão do mundo!

Feijão da Vovó

Ingredientes:

300g de feijão preto
1 litro de água
3 colheres (sopa) de óleo 
1/3 xíc. (chá) de cebola, bem picada
3 dentes de alho, ralados ou amassados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o feijão de molho, coberto com água, por pelo menos 8 horas. Após o molho, despeje o feijão sobre um escorredor, lave-o e coloque na panela de pressão com 1 litro de água. Feche a panela e deixe o feijão cozinhar por cerca de 15-20 minutos. Abra a panela e, se os grãos já estiverem macios, está pronto. Em uma panela grande, coloque o óleo, a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta e refogue em fogo alto, até que os temperos dourem bem. Jogue uma concha do feijão, amasse com a concha e misture. Despeje o restante do feijão e do caldo na panela, prove o tempero e deixe cozinhar em fogo alto para reduzir e engrossar o caldo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...